Rua Adalberto Kurt, 915 - Jardim Líbano, Pirituba


Imprimir


 

 CENTRO PARA CRIANÇAS  E ADOLESCENTES

CAMILLE FLAMMARION

DADOS INSTITUCIONAIS:

 

Entidade: SERVIÇO ASSISTENCIAL CAMILLE FLAMMARION

Endereço: Rua Adalberto Kurt, 915 – Jardim Líbano – Pirituba

CEP: 05138-040 – Tel.: (11) 3903-2846

Site: www.camilleflammarion.org.br/sacf.htm

e-mail: ceinse@terra.com.br / sacf@camilleflammarion.org.br

CNPJ: 52.838.596/0001-05

Data da Fundação: 30/06/1983

Utilidade Pública Municipal: Decreto nº 45.701/2005 de 27/01/2005

BREVE HISTÓRIA DA ENTIDADE:

O SERVIÇO ASSISTENCIAL CAMILLE FLAMMARION, fundado no dia 30 de junho de 1983, é uma pessoa jurídica de direito privado, com personalidade jurídica de duração ilimitada, sem fins lucrativos ou econômicos com sede e foro na cidade de São Paulo, Capital do Estado de São Paulo, à Rua Adalberto Kurt, nº 915, Jardim Líbano, Pirituba - CEP 051385-040. É constituído sob a forma de associação, nos termos do Art. 53 da Lei nº 10.406 de 10 de janeiro de 2002 e atualizado nos termos do Art. 33 da Lei nº 13.019 de 31 de julho de 2014.


A Entidade tem objetivo Social:
a) Ofertar serviços de assistência social sem o fornecimento de alojamento, de forma inteiramente gratuita, continuada, permanente e planejada, por meio da prestação e execução de serviços e ações de proteção social da Assistência Social, dirigidos às famílias e indivíduos em situações de vulnerabilidade ou risco social e pessoal, sem aplicação de atos discriminatórios de ordem étnica, de ancestralidade, descendência ou ascendência, de nacionalidade ou naturalidade, de gênero, de orientação sexual, de credo ou religião, de concepção política, ideológica, de condição física, econômica e social, ou de qualquer outro tipo ou condição que se configure como de natureza discriminatória e que infrinja a legislação penal, os princípios constitucionais instituídos na Constituição Federal, em observância ao seu artigo 3º e das convenções humanitárias internacionais as quais o país é signatário;
b)
Promover a realização da Promoção da Assistência Social, por meio de ações e provisão de acolhida, oferta de ações para o desenvolvimento da autonomia, do exercício do protagonismo e da cidadania e da convivência familiar e comunitária;
c)
Contribuir para o desenvolvimento de potencialidades e aquisições e do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários;
d)
 Assegurar espaços de referência para convívio grupal, comunitário e social e para o desenvolvimento de relações de afetividade, solidariedade e respeito mútuo;
e)  Criar, manter e administrar atividades de caráter socioassistencial, dentro dos princípios estabelecidos em seu Estatuto.

LOCAL DE ATENDIMENTO DOS SERVIÇOS OFERECIDOS:

Endereço: Rua Adalberto Kurt, 915 – Jardim Líbano – Pirituba

Telefones: (11) 3903-2846

Capacidade de atendimento: 120 Crianças e Adolescentes

Nº de atendidos: 120 Crianças e Adolescentes

Faixa etária dos atendimentos: 6 anos a 14 anos e 11 meses

Horário de Funcionamento: das 7:30 horas às 16:30 horas

Nome do Coordenador do Serviço: Cintia Lima Silva

 

PROJETOS E ATIVIDADES NORMALMENTE DESENVOLVIDOS

ENCONTRO DA FAMÍLIA

 

 

TEMA: A FAMÍLIA NO CCA: CONTRIBUIÇÕES A APRENDIZAGEM SOCIOEDUCATIVA

SUBTEMAS: VIOLÊNCIA, BRINCAR É COISA SÉRIA.

Justificativa:  O Encontro com a família, tem o intuito de promover uma interação significativa com os pais, educadores e usuários, visando oportunizar vivências que levam a reflexão sobre o processo de desenvolvimento dos nossos usuários, para que possam assumir o compromisso com aprendizagem informal e formal, colaborando com a construção de horizontes, que terão posteriormente impactos positivos em suas vidas.

OBJETIVO GERAL:  Desenvolver um trabalho coletivo no ambiente do CCA incluindo a família no processo de parceiros e colaboradores, estimulando o crescimento dos usuários, resgatando o fortalecimento da auto-estima a fim de aproximá-los dos princípios desenvolvidos no CCA como solidariedade humana, respeito, democracia, inclusão entre outros, para que possam argumentar sobre eles.

DESENVOLVIMENTO:

·         Acolher os Pais com “café da manhã”/ “Almoço” e “Lanche da tarde.

·         Palestras com a família, Dinâmica.

·         Oficinas: Bexiga (interação pais e filhos)

·         Exposições dos trabalhos realizados pelos os usuários;

·         Jogos e brincadeiras no CCA com a participação da família

     

OFICINA COM A FAMÍLIA


 

APRESENTAÇÃO DE TEATRO DOS ADOLESCENTES COM A PEÇA:

O RATO

 


 

APRESENTAÇÃO DE FLAUTA DOCE

 

APRESENTAÇÃO DO CORAL

 

MOMENTO CONTANDO HISTÓRIAS

   

PROJETO: MEIO AMBIENTE / SUSTENTABILIDADE

       Cuidar do destino do nosso meio ambiente é responsabilidade de todos. A Instituição é um lugar favorável à Educação Ambiental pelo fato de ser grande geradora de resíduos. Então, é importante que trabalhemos no sentido de envolver nossos usuários, pais, educadores e funcionários para que esta situação modifique, formando novos hábitos.

         A Educação Ambiental é muito mais do que conscientizar sobre o lixo, a reciclagem e a poluição. Ela será o elo entre todas as disciplinas que favorecerá a valorização da vida e, consequentemente do meio ambiente.

   Sabemos que o que o meio ambiente não é destruído por falta de conhecimento, mas sim devido ao estágio de desenvolvimento existente no mundo.

   O trabalho de conscientização da destruição do meio ambiente no CCA, será para resgatar a necessidade de conciliar a teoria com a prática no dia a dia, garantindo, o futuro do planeta e da humanidade.

   Desta forma, teremos uma noção que tudo está interligado. Somos parte da natureza e não devemos nos esquecer disso.


 

 

 

 

 

 

PASSEATA CONTRA DENGUE

 

 

 

HORTICULTURA

            O nosso projeto horta tem premissa básica reforçar e enriquecer o conhecimento e resgatar o plantio de horta doméstica, colocando o centro urbano em contato com a terra, permitindo a interatividade de ação direta com a cultura e as relações do homem com a terra.  Pretendemos que com o projeto funcione como forte aliado que possibilite a mudança de hábitos e contribua para gosto alimentares mais saudáveis.

 

 

 

PROJETO: HIGIENE E SAÚDE

            Tendo em vista as diversas situações de falta de higiene presenciada no CCA, vimos à necessidade de desenvolver atividades voltadas para as diversas formas de higiene, na tentativa de melhorar as condições de saúde da comunidade onde estão inseridas  as crianças visando à conscientização dos hábitos de higiene.

            O Projeto “Higiene e Saúde” é uma proposta que possibilita e garante uma aprendizagem efetiva e transformadora de atitudes e hábitos de vida. Ao educar para a saúde e para a higiene, de forma contextualizada e sistemática, toda a equipe contribui de forma decisiva na formação de cidadãos capazes de atuar em favor da melhoria dos níveis de saúde pessoal e da coletividade.

 

 

   

 

 

 

 

 

PROJETO: BRASIL, POVO, RAÇA E CULTURA.

         Através das análises das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura  Afro-Brasileira e Africana, Resolução nº 1, de 17 de junho de 2004 e partindo do cumprimento  Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003, faz-se necessário amplia-se o debate sobre o tema que, em termos gerais e atualmente tem se tornado  relevante para se pensar em um modelo  de sociedade verdadeiramente justa e igualitária. 

      È sabido que o resgate da identidade negra em nossa cultura é tarefa árdua, na medida em que essa foi massacrada, descaracterizada e reduzida, o que levou a transformar-se numa distorção da cultura africana original.

      O nosso povo, em grande parte negra e mestiça, tem como imagem refletida um modelo não correspondente à cor de sua pele, incorporando características que pertenceram aos colonizadores.

      

Nós educadores, temos um compromisso, não só por nossas próprias vidas e crescimento interior, como também pelas pessoas que estamos formando,     por esta questão, está incluído na proposta do nosso trabalho no CCA.

   

 

 

DATAS COMEMORATIVAS

 

 

 

 

 

 

APRESENTAÇÃO DO TEATRO DAS CRIANÇAS COM A PEÇA:

EM BUSCA DA PAZ

 

 

 

 

OFICINA DE CAPOEIRA

                      

 

PROJETO - JOGOS OLÍMPICOS 2016

       O Brasil está às vésperas de um momento histórico: ser a sede dos Jogos Olímpicos de 2016 não só gerando um importante impacto no país, mas também na América Latina, em termos econômicos, culturais, sociais e educacionais nesta década.

        A realização dos principais mega eventos esportivos no país deve ser uma oportunidade para o desenvolvimento social e a formação cidadã e implantação de hábitos saudáveis.

      Assim, justifica-se a implantação do mês Olímpica no CCA baseadas no principio 1 da Carta Olímpica que reforça a tese de que associando o esporte com a cultura, a educação, e promoção da saúde e o meio ambiente, o Olimpísmo estimula o desenvolvimento de um estilo de vida calcado na alegria do esforço, o valor educativo do bom exemplo e o respeito aos fundamentais princípios universais.

     Devemos organizar a o mês com atividades, tendo por base os valores do esporte de modo a educar, engajar e influenciar as crianças e os jovens atletas para o desenvolvimento social e do comportamento ético em prol da cidadania e da comunidade. 

 

 

 

 

APRESENTAÇÃO DE DANÇA