Rua Adalberto Kurt, 915 - Jardim Líbano, Pirituba


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 CENTRO PARA CRIANÇAS  E ADOLESCENTES

CAMILLE FLAMMARION

DADOS INSTITUCIONAIS:

 

Entidade: SERVIÇO ASSISTENCIAL CAMILLE FLAMMARION

Endereço: Rua Adalberto Kurt, 915 – Jardim Líbano – Pirituba

CEP: 05138-040 – Tel.: (11) 3903-2846

Site: www.camilleflammarion.org.br/sacf.htm

e-mail: ceinse@terra.com.br / sacf@camilleflammarion.org.br

CNPJ: 52.838.596/0001-05

Data da Fundação: 30/06/1983

Utilidade Pública Municipal: Decreto nº 45.701/2005 de 27/01/2005

BREVE HISTÓRIA DA ENTIDADE:

O SERVIÇO ASSISTENCIAL CAMILLE FLAMMARION, fundado no dia 30 de junho de 1983, é uma pessoa jurídica de direito privado, constituído sob a forma de associação, nos termos do Art. 53 da Lei nº 10.406 de 10 de janeiro de 2002 e atualizado nos termos do Art. 33 da Lei nº 13.019 de 31 de julho de 2014, tem por finalidade a prática da assistência social com objetivos voltados à promoção de atividades e finalidades de relevância pública e social em todos os graus possíveis, por todos os meios ao seu alcance, a fim de assistir crianças e adultos, jovens e idosos, sobretudo famílias, de maneira a conduzi-los ao reajustamento moral e material, sem distinção de raça, sexo, cor, condição social, credo político ou religioso. Esse atendimento é prestado a famílias carentes do bairro e dos bairros próximos.

LOCAL DE ATENDIMENTO DOS SERVIÇOS OFERECIDOS:

Endereço: Rua Adalberto Kurt, 915 – Jardim Líbano – Pirituba

Telefones: (11) 3903-2846

Capacidade de atendimento: 120 Crianças e Adolescentes

Nº de atendidos: 120 Crianças e Adolescentes

Faixa etária dos atendimentos: 6 anos a 14 anos e 11 meses

Horário de Funcionamento: das 7:30 horas às 16:30 horas

Nome do Coordenador do Serviço: Cintia Lima Silva

PÚBLICO ALVO:

A população beneficiada com a implantação da programação é aquela constituída principalmente de pessoas de baixa renda familiar, residentes no próprio bairro e bairros adjacentes, cujos pais necessitam colocar seus filhos em um local confiável, para terem a possibilidade de trabalharem fora.

 OBJETIVO GERAL:

Oferecer proteção social às crianças e aos adolescentes em situação de vulnerabilidade e risco, por meio do desenvolvimento de suas potencialidades, bem como favorecer aquisições para a conquista da autonomia, do protagonismo e da cidadania, mediante o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.

 

 

PROJETOS E ATIVIDADES NO DECORRER DE 2016

ENCONTRO DA FAMÍLIA

 

 

TEMA: A FAMÍLIA NO CCA: CONTRIBUIÇÕES A APRENDIZAGEM SOCIOEDUCATIVA

SUBTEMAS: VIOLÊNCIA, BRINCAR É COISA SÉRIA.

Justificativa:

         O Encontro com a família, tem o intuito de promover uma interação significativa com os pais, educadores e usuários, visando oportunizar vivências que levam a reflexão sobre o processo de desenvolvimento dos nossos usuários, para que possam assumir o compromisso com aprendizagem informal e formal, colaborando com a construção de horizontes, que terão posteriormente impactos positivos em suas vidas.

OBJETIVO GERAL:

       Desenvolver um trabalho coletivo no ambiente do CCA incluindo a família no processo de parceiros e colaboradores, estimulando o crescimento dos usuários, resgatando o fortalecimento da auto-estima a fim de aproximá-los dos princípios desenvolvidos no CCA como solidariedade humana, respeito, democracia, inclusão entre outros, para que possam argumentar sobre eles.

DESENVOLVIMENTO:

·         Acolher os Pais com “café da manhã”/ “Almoço” e “Lanche da tarde.

·         Palestras com a família, Dinâmica.

·         Oficinas: Bexiga (interação pais e filhos)

·         Exposições dos trabalhos realizados pelos os usuários;

·         Jogos e brincadeiras no CCA com a participação da família

     

OFICINA COM A FAMÍLIA


 

 

APRESENTAÇÃO DE TEATRO DOS ADOLESCENTES COM A PEÇA:

O RATO

 


 

APRESENTAÇÃO DE FLAUTA DOCE

 

APRESENTAÇÃO DO CORAL

 

MOMENTO CONTANDO HISTÓRIAS

   

PROJETO: MEIO AMBIENTE / SUSTENTABILIDADE

       Cuidar do destino do nosso meio ambiente é responsabilidade de todos. A Instituição é um lugar favorável à Educação Ambiental pelo fato de ser grande geradora de resíduos. Então, é importante que trabalhemos no sentido de envolver nossos usuários, pais, educadores e funcionários para que esta situação modifique, formando novos hábitos.

         A Educação Ambiental é muito mais do que conscientizar sobre o lixo, a reciclagem e a poluição. Ela será o elo entre todas as disciplinas que favorecerá a valorização da vida e, consequentemente do meio ambiente.

   Sabemos que o que o meio ambiente não é destruído por falta de conhecimento, mas sim devido ao estágio de desenvolvimento existente no mundo.

   O trabalho de conscientização da destruição do meio ambiente no CCA, será para resgatar a necessidade de conciliar a teoria com a prática no dia a dia, garantindo, o futuro do planeta e da humanidade.

   Desta forma, teremos uma noção que tudo está interligado. Somos parte da natureza e não devemos nos esquecer disso.


 

 

 

 

 

 

 

PASSEATA CONTRA DENGUE

 

 

 

 

HORTICULTURA

            O nosso projeto horta tem premissa básica reforçar e enriquecer o conhecimento e resgatar o plantio de horta doméstica, colocando o centro urbano em contato com a terra, permitindo a interatividade de ação direta com a cultura e as relações do homem com a terra.  Pretendemos que com o projeto funcione como forte aliado que possibilite a mudança de hábitos e contribua para gosto alimentares mais saudáveis.

 

 

 

 

 

PROJETO: HIGIENE E SAÚDE

            Tendo em vista as diversas situações de falta de higiene presenciada no CCA, vimos à necessidade de desenvolver atividades voltadas para as diversas formas de higiene, na tentativa de melhorar as condições de saúde da comunidade onde estão inseridas  as crianças visando à conscientização dos hábitos de higiene.

            O Projeto “Higiene e Saúde” é uma proposta que possibilita e garante uma aprendizagem efetiva e transformadora de atitudes e hábitos de vida. Ao educar para a saúde e para a higiene, de forma contextualizada e sistemática, toda a equipe contribui de forma decisiva na formação de cidadãos capazes de atuar em favor da melhoria dos níveis de saúde pessoal e da coletividade.

 

 

   

 

 

 

 

 

 

 

PROJETO: BRASIL, POVO, RAÇA E CULTURA.

         Através das análises das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura  Afro-Brasileira e Africana, Resolução nº 1, de 17 de junho de 2004 e partindo do cumprimento  Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003, faz-se necessário amplia-se o debate sobre o tema que, em termos gerais e atualmente tem se tornado  relevante para se pensar em um modelo  de sociedade verdadeiramente justa e igualitária. 

      È sabido que o resgate da identidade negra em nossa cultura é tarefa árdua, na medida em que essa foi massacrada, descaracterizada e reduzida, o que levou a transformar-se numa distorção da cultura africana original.

      O nosso povo, em grande parte negra e mestiça, tem como imagem refletida um modelo não correspondente à cor de sua pele, incorporando características que pertenceram aos colonizadores.

      

Nós educadores, temos um compromisso, não só por nossas próprias vidas e crescimento interior, como também pelas pessoas que estamos formando,     por esta questão, está incluído na proposta do nosso trabalho no CCA.

   

 

 

 

 

 

DATAS COMEMORATIVAS

 

 

 

 

 

 

APRESENTAÇÃO DO TEATRO DAS CRIANÇAS COM A PEÇA:

EM BUSCA DA PAZ

 

 


 

 

OFICINA DE CAPOEIRA

                      

 

 

PROJETO - JOGOS OLÍMPICOS 2016

       O Brasil está às vésperas de um momento histórico: ser a sede dos Jogos Olímpicos de 2016 não só gerando um importante impacto no país, mas também na América Latina, em termos econômicos, culturais, sociais e educacionais nesta década.

        A realização dos principais mega eventos esportivos no país deve ser uma oportunidade para o desenvolvimento social e a formação cidadã e implantação de hábitos saudáveis.

      Assim, justifica-se a implantação do mês Olímpica no CCA baseadas no principio 1 da Carta Olímpica que reforça a tese de que associando o esporte com a cultura, a educação, e promoção da saúde e o meio ambiente, o Olimpísmo estimula o desenvolvimento de um estilo de vida calcado na alegria do esforço, o valor educativo do bom exemplo e o respeito aos fundamentais princípios universais.

     Devemos organizar a o mês com atividades, tendo por base os valores do esporte de modo a educar, engajar e influenciar as crianças e os jovens atletas para o desenvolvimento social e do comportamento ético em prol da cidadania e da comunidade. 

 

 

 

APRESENTAÇÃO DE DANÇA