HÁ 50 ANOS DESENCARNAVA CAMILLE FLAMMARION

Artigo escrito por ocasião da passagem dos cinqüenta anos de desencarne de Camille Flammarion

 

FONTE: RIE – julho e novembro de 1975

 

 

No dia 3 de junho de 1925, em seu laboratório astronômico situado em Juvisy-sur-Orge, desencarnava Camille Flammarion, chamado “o poeta das estrelas”.

 

Em sua biografia ele diz ter nascido em Montigny-le-Roi a 26  de fevereiro de 1842. Estava portanto com 83 anos. Flammarion foi enterrado no vasto parque do observatório de Juvissy. Sua esposa, Mme. Gabrielle Camille Flammarion, passou a dirigir o observatório até há dois anos, quando igualmente desencarnou. Ignora-se em que mãos  se encontra Juvissy atualmente.

 

Há em torno da desencarnação de Camille Flammarion um curioso incidente ocorrido na residência de Léon Denis, em Tours. Quem faz a narrativa é Mlle. Claire Beaumard, que, durante  o período que antecedeu à desencarnação do notável  escritor espírita, foi sua secretária. Em seu livro de reminiscências Mlle. Beaumard narra que começou a trabalhar com Denis na manhã mesma em que os sinos de Tours badalavam o fim da guerra de 1914. De 1918 – término da guerra, à 1925, medeiam sete anos durante os quais participara como uma pessoa familiar em todos os incidentes havidos na casa de Denis. É assim que narra as sessões mediúnicas e nas quais através de uma dama dotada de uma mediunidade invulgar, o espírito de Allan Kardec se manifestava estimulando e fazendo preciosas sugestões a Léon Denis.

 

Abrimos aqui um parêntese para lembrar que em 1925 Allan Kardec ainda não se encontrava encarnado, pois que era o guia espiritual do grupo de Léon Denis, em Tours, França. As pessoas que se qualificam como reencarnação de Allan Kardec, devem ter nascido depois de 1925.

 

Léon Denis foi convidado para ser o Presidente de Honra do Congresso Espírita Internacional de Paris, a realizar-se entre 6 e 13 de setembro de 1925 e que pode ser considerado o mais relevante dos Congressos espíritas jamais realizados. Denis, entretanto, ao receber o ofício se mostrou aborrecido: estava velho, cansado e  quase cego. No decorrer da sessão, composta de um grupo muito reduzido e do qual Mlle. Beaumard fazia parte, ao se manifestar o espírito de Allan Kardec, Denis lhe disse tudo quando o preocupava, alegando que Camille Flammarion poderia perfeitamente substituí-lo.

 

Kardec, que enaltecera o acontecimento, julgava que Denis deveria aceitar o convite. Mas o escritor mostrou-se hesitante.

 

Estou muito velho  e as forças me faltam para chegar até Paris, bastante distante de Tours. E falta-me vista. Além disso sinto-me cansado e sem forças para arcar com tal empreendimento. Vou sugerir que convidem Camille Flammarion.

 

Camille Flammarion não estará lá! – Redargüiu o Espírito comunicante.

 

Mas como? Flammarion não estará lá? Será possível que deixe de comparecer?

 

Camille Flammarion não estará lá!

 

E não deu outras explicações.

 

Denis se conformou e  escreveu ao secretário do Congresso agradecendo e aceitando a atribuição.

 

Como se sabe Léon Denis é considerado o grande propagandista do Espiritismo, aquele que levava  ao povo a consoladora doutrina. Seus livros eram muito procurados pelo povo sofredor que suportara a luta e as atribulações de uma guerra feroz e terrível.

 

Meses se passaram e, sempre nas sessões de Tours, Allan Kardec incentivava o amigo para a reunião magna em Paris, ao mesmo tempo que fazia sugestões para o derradeiro livro de Denis, “O Gênio Celta e o Mundo Invisível” no qual o escritor encarnado faz uma apologia do celtismo, conferindo-lhe especial atenção e estabelecendo curiosos paralelos entre as doutrinas célticas e o próprio Cristianismo.

 

O trabalho corria a meio quando uma triste notícia abalou o meio espírita: Camille Flammarion desencarnara no dia 3 de junho de 1925.

 

Então Léon Denis compreendeu o motivo pelo qual Allan Kardec, naquela especial sessão em Tours, insistira duas vezes em que Camille Flammarion não estaria presente ao Congresso. E foi assim que, em um domingo, 6 de setembro de 1925 Léon Denis discursava dando as boas-vindas aos congressistas.

 

Falando-se a rigor, Camille Flammarion nunca foi espírita. Há dois anos ao ser entrevistada em Juvissy, Mme. Flammarion insistia em dizer que o esposo fora apenas um metapsiquista.

 

Flammarion se tornou conhecido mercê de suas obras versando sobre a astronomia ciência que, com rara felicidade, deixava ao alcance de todos, o que lhe valeu o cognome de “Poeta das estrelas”. Suas primeiras experiências no terreno do Espiritismo ocorreram em novembro de 1861. Harmonizou-se a tal ponto com Kardec e sua esposa que, na cerimônia fúnebre que se seguiu à desencarnação do Codificador do Espiritismo, foi ele o encarregado da despedida fúnebre no Cemitério de Pére-Lachaise. O seu discurso decorre em clima de respeito e louvor e se tornou uma peça de oratória procurada até nos dias de hoje.

 

Seu primeiro livro, “A Pluralidade dos mundos habitados” veio à luz ao mesmo tempo  que “O livro dos Espíritos”, de Allan Kardec. Dai para a frente os dois sábios passaram a se visitar e Flammarion se tornou membro da Sociedade  de Estudos  Psicológicos, da qual Kardec era o Presidente.

 

As sessões semanais da sociedade consistiam principalmente de escritos inspirados. Flammarion tentou a experiência e depois de várias tentativas foi bem sucedido. Os assuntos das mensagens por ele recebidas versavam quase sempre sobre astronomia e traziam a assinatura de Galileu.

 

Aqui fazemos um parêntese para reproduzir o parecer de alguns investigadores espíritas os quais sugerem que Flammarion era médium de si mesmo; sendo uma reencarnação de Galileu, através de um mecanismo psicológico desconhecido, psicografava o que o seu subconsciente, como Galileu, redigia.

 

O próprio Flammarion acreditava que os resultados por ele obtidos eram o produto de seu intelecto, duvidando que o ilustre florentino tivesse algo a ver com as mensagens por ele grafada. Essas mensagens ficaram em poder da Sociedade e foram publicadas em 1867 na obra de Allan Kardec, “A Gênese”, no capitulo denominado “Uranografia Geral”.

 

Flammarion tinha entrada livre nos principais círculos espíritas parisienses e, por vezes era feito Secretário Honorário dos mesmos.

 

Não obstante não se tornou espírita. Em uma entrevista fornecida à Revue Spirite, pouco tempo antes de desencarnar, sua esposa declarou: Entre Kardec e Flammarion houve um conflito de opiniões. Homem de ciências Flammarion julgava que a Sociedade deveria ser transformada em um núcleo de pesquisas; Kardec entretanto, já convicto da realidade da sobrevivência espiritual, procurava ordenar o trabalho de modo a que atendesse às necessidades do homem, construindo todo um arcabouço ético e moral. Ele não pretendia que a Sociedade se dedicasse longamente às pesquisas, provando o que já havia sido provado enquanto a multidão, lá fora, gemesse e chorasse procurando um caminho seguro para o seu enriquecimento moral.

 

Não obstante, Flammarion dedicou-se durante dois anos de pesquisas no campo da psicografia, da prancheta e da tiptologia, tornado pública a sua conclusão de que o método empregado por Kardec na Sociedade permitia uma margem de dúvidas e que a escrita automática não provava a intervenção de uma outra mente vinda do Mundo Espiritual.

 

Em 1865, sob o título de Forças Naturais Desconhecidas, publicou o seu primeiro livro dedicado à pesquisa psíquica, uma monografia de 150 páginas na qual lê-se um estudo dos fenômenos obtidos pelos irmãos Davenport e outros médiuns. Nessa primeira obra ele cria um neologismo, “psiquismo”, que foi logo em seguida adotado pelos pesquisadores do paranormal. Flammarion, sem admitir a sobrevivência e manifestações dos desencarnados, admite o que ele denomina “forças”, e escreve: “Essas forças são tão reais quanto a atração e a gravitação e são tão invisíveis quanto ela”. Seu livro “Misteriosas Forças Psíquicas”, publicado em 1906 é uma espécie de aproveitamento acrescido de sua obra inicial.

 

No discurso fúnebre proferido junto ao túmulo de Allan Kardec, a 30 de março de 1869, afirmava: “O Espiritismo não é uma religião. É uma ciência a respeito da qual mal conhecemos o “a-b-c”.

 

Foi um dos assistentes dos fenômenos nas sessões de Mme. Girardin, realizadas na residência de Victor Hugo, durante o exílio deste último na ilha de Jersey. Investigou a tiptologia no decorrer de um longo período, atuando a famosa médium, Mlle. Huete, na Rua Mont Thabor. Embora afirmassem que a médium várias vezes fora apanhada fraudando, Flammarion escreve: “Freqüentes vezes nós obtivemos batidas de várias espécies, como ruídos de tambores ou torrentes de chuvas, efeitos esses que seriam impossível à médium imitar. Vários fenômenos incluindo a levitação da mesa foram observados em plena luz do dia. As comunicações eram assinadas por nomes ilustres e, por vezes, escritas de trás para a frente”.

 

Em 1899, através dos “Annales politiques et Litteraises, do Petit Marseilles”, e da “Revue des Revues”,  propôs que os leitores colaborassem com ele para uma pesquisa que tinha em mente. Obteve o seguinte resultado: de 4280 pessoas que atenderam ao seu apelo, 1824 responderam que já tinham vistos fantasmas. Dessem total Flammarion estudou 786 casos que apresentavam valor incontestável.

 

SER OU NÃO SER 

 

Há uma discussão sobre a questão: era Camille Flammarion espírita ou era, conforme sua esposa, Mme. Flammarion, declarou a imprensa, tão somente um metapsiquista? A resposta parece ser respondida em oposição à de sua mulher, por J. Malgras. Ao organizar sua obra, Les Pionniers du Spiritisme em France. J. Malgras escreveu, em 1905, a Flammarion solicitando o seu depoimento. 

 

A resposta Flammarion foi a seguinte:

 

  26 de janeiro de 1905

 

Parece-me que eu não poderia fazer nada melhor, para responder à vossa solicitação do que vos enviar às conclusões de minha obra L’Inconnu. Elas resumem o conjunto de minhas observações conforme vós as encontrareis abaixo:

 

A observação positiva prova a existência de um mundo psíquico tão real quanto o mundo conhecido por nossos sentidos físicos.

   

1º) A alma existe como um ser real, independente do corpo.

 

2º) Ela é dotada de faculdade ainda desconhecidas pela ciência.

 

3ª) Ela pode agir e perceber à distância sem o intermédio dos sentidos.

 

4ª) O futuro è preparado, antecipadamente, determinado por causas que o constituirão. A alma, por vezes, o percebe.

 

Outras observações já foram apresentadas, notadamente no que concerne aos duplos dos vivos, o corpo etéreo ou astral e as manifestações dos mortos; mas as quatro questões que precedem, me parecem afirmadas e demonstradas.

 

Quanto às explicações, a sabedoria diz não serem exigidas; elas não são necessárias para se admitirem os fatos; é-se crédulo, em geral, sobre este ponto de ilusão tão singulares. Por exemplo, no tempo dos possessos de Loudun ou dos convulsionários de Saint-Médard, os efeitos da sugestão e do hipnotismo eram desconhecidos e se declarava que os fenômenos eram ou fraudulentos ou diabólicos. Ora, não são nem uma nem outra coisa. Hoje, vários se explicam e ouve-se dizer a respeito de ambos os casos: ”foi  hipnotismo, foi a sugestão, foi o subconsciente”. Outro erro: pode-se tratar nem de um nem dos outros. Não fechemos o circulo de nossas concepções, nem estabeleçamos escolas nem sistemas e não pretendamos que tudo deva ser explicado para ser admitido. A ciência esta longe de ter dito sua ultima palavra em qualquer campo que seja.

 

O que podemos pensar, hoje em dia, é que de tudo que fazia parte das superstições, dos erros, das ilusões, das farsas, das malícias, das mentiras, das mistificações, resta um saldo de fatos psíquicos verdadeiros, dignos da atenção dos pesquisadores; isto quer dizer que entramos na investigação de todo um mundo, tão antigo quanto a humanidade , mas ainda novo para o método cientifico experimental que começa, só agora, a se fazer sentir e, simultaneamente, em todos os países.

 

Lembremos, também, que esses fatos são excepcionais. Os fenômenos psíquicos de toda a ordem, aliás deixando de pertencer ao domínio mórbido das superstições e das fantasmagorias ocultas e sendo estudado à luz dos métodos experimentais, não deixaram por isso de permanecer anormais e excepcionais. É preciso não se esquecer disso, negligenciando o espírito crítico, sem o qual a razão humana seria apenas um erro e não se deve, outrossim, considerá-los apenas como motivos de estudos interessantes para o conhecimento de nós mesmos. Com efeito, é preciso reconhecer que o que conhecemos de menos é a nossa própria natureza. A máxima de Sócrates: “Conhece-te  a ti mesmo”, pode sempre inspirar mais nobres sentimentos.

 

Todo o autor tem almas a seu encargo. Não se deve dizer tudo quanto se sabe. Talvez não se deva nunca dizer tudo quanto se sabe, porém, mesmo na vida normal de cada dia não se deveria dizer tudo quanto se sabe.

 

Estudemos, pois, trabalhemos e esperemos. O conjunto dos fatos psíquicos mostra que vivemos no centro de um mundo invisível no seio da qual se exercem forças desconhecidas, o que está  de acordo com o que sabemos sobre o limite de nossos sentidos terrestres e sobre os fenômenos da natureza.

 

                                              Camille Flammarion