"Pois onde se acham dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles".

(Mateus 18:20)

 

 

          Veja também:

 

 



 

     O que é o Evangelho no Lar?

     É uma reunião dos integrantes da família, onde se estuda os ensinamentos de Jesus, com base no "Evangelho Segundo o Espiritismo". Sua prática constante visa a reflexão sobre nossa conduta diária e a adequação de nossos atos    dentro dos princípios cristãos, propiciando, ainda, uma higienização da atmosfera psíquica do lar.

O Evangelho no Lar não deve ser transformado em uma sessão mediúnica e, sob insistente recomendação do Plano Espiritual Maior, não se devem realizar sessões de desenvolvimento mediúnico ou de desobsessão no ambiente familiar, pois os lares não estão preparados para esses tipos de trabalhos, que requerem condições vibratórias especiais, só encontráveis nas Casas Espíritas.

 

Como implantar o Evangelho no Lar?

Determine, ao menos uma vez por semana, um horário que seja conveniente para a família, tendo em mente que o Evangelho dura, em média, 30 minutos e não deve prolongar-se excessivamente. Respeitando sempre o dia e o horário, reúna-se com o maior número possível de componentes de seu lar. Caso isso não seja possível pode ser feito com o número possível de pessoas, nada impedindo que seja feito apenas por uma única pessoa.

Crianças podem tomar parte na reunião, executando tarefas como fazer a prece de abertura ou de encerramento. Visitantes ocasionais podem ser convidados a participar, explicando, caso não sejam espíritas, que não se trata de sessão espírita, mas de um breve estudo do Evangelho, seguido de preces.

 

Por quanto tempo o Evangelho no Lar deve ser realizado?

Sua prática deverá ser constante; salvo circunstâncias especialíssimas, nada deverá impedir a sua realização. Como citado no item anterior, mesmo que somente um membro da família esteja em casa no momento aprazado, o Evangelho deverá ser lido em voz alta, seguindo os mesmos procedimentos rotineiros. Caso toda a família esteja ausente, porém reunida em lugar possível, o Evangelho deverá ser feito, no mesmo horário de costume.

O Evangelho no Lar é um recurso de extraordinária importância de que se utiliza o Plano Espiritual Superior para sustentar seu grandioso trabalho de amparo a toda a humanidade encarnada e desencarnada. Sua prática é um dever que todo espírita consciencioso, deve habituar-se.

 

O que é preciso ter para a realização do Evangelho no Lar?

O deseja sincero de aprender e praticar os ensinamentos transmitidos por Jesus, um exemplar de "O Evangelho Segundo o Espiritismo" de Allan Kardec, e um livro de mensagens.

 

Qual a rotina do Evangelho no Lar?

Inicia-se com uma prece de abertura, que deverá ser seguida mentalmente por todos. Logo após, deve ser lido um breve trecho do Evangelho Segundo o Espiritismo, que deverá ser comentado por aqueles que o desejarem, para melhor compreensão dos ensinamentos que a passagem encerra. Pode, ainda, ser lida uma passagem de um livro de mensagens, que como o Evangelho deverá ser comentado sucintamente. No momento seguinte, todos, unidos uns aos outros, concentram-se em Jesus e acompanham mentalmente as vibrações. A reunião termina com uma prece de encerramento, agradecendo a Deus, a Jesus e aos Mentores Espirituais pela tarefa executada e pelas bênçãos recebidas.

Música instrumental suave em volume brando favorece uma melhor ambientação para a realização do Evangelho.

Pode-se deixar água filtrada para ser fluidificada durante a reunião, devendo a mesma ser bebida por todos da família, logo após o término do Evangelho.

 

Prece de Abertura

É uma oração simples, feita de coração, onde conversamos com Jesus expondo nossos propósitos da realização do Evangelho no Lar, pedindo sua companhia e dos Mentores Espirituais, solicitando permissão para o estudo do Evangelho e pedindo forças para a nossa reforma íntima. A prece pode ser finalizada com um "Pai-Nosso".

 

Leitura do Evangelho e de Mensagens

Tanto na leitura do Evangelho quanto na da mensagem o procedimento é o mesmo. Abre-se o livro "ao acaso", pedindo auxílio do Plano Espiritual Maior. Nada impede, porém, que se proceda ao estudo do Evangelho obedecendo a ordem seqüencial. Qualquer membro da família poderá ler, devendo os demais prestar atenção. Em seguida, à leitura todos os presentes que desejarem devem comentar sucintamente, em voz alta, o que entenderam do texto lido. O comentário da passagem lida não deverá tornar-se polêmico ou desviar-se do seu curso, a fim de que não se estabeleça conturbação vibratória.

 

Vibrações

São doações de energia em favor de nossos irmãos através do pensamento. Um membro da família deverá falar em voz alta para que todos escutem e, mentalizando Jesus, vibrem. Entre um e outro item das vibrações deverá haver pausa, para emissão de sentimentos de amor e fraternidade.

Dentre outros, pode-se vibrar: 

 

 

  • pela paz no mundo;
  • pelo amparo aos pobres;
  • pela saúde dos enfermos;
  • pela unificação das religiões
  • por nossos familiares e amigos;
  • pelo reerguimento dos decaídos;
  • pela reabilitação dos presidiários;
  • por todos os trabalhadores do bem;
  • pela harmonia dos lares desajustados;
  • pela iluminação dos Espíritos sofredores;
  • pelo desenvolvimento espiritual da juventude;
  • pela confraternização com os nossos desafetos;
  • pela proteção aos velhos e crianças abandonados;
  • por nós mesmos;
  • etc.

Prece de encerramento

É um agradecimento a Deus, a Jesus e aos Mentores pelos ensinamentos e bênçãos recebidas durante a realização do Evangelho e pela colaboração e companhia diária.

 

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Decálogo para Estudos Evangélicos
André Luiz
Página recebida pelo médium Francisco Cândido Xavier


 

1. Peça a inspiração divina e escolha o tema evangélico destinado aos estudos e comentários da noite.

 

 2. Não fuja ao espírito do texto lido.

 

 3. Fale com naturalidade.

 

 4. Não critique, a fim de que a sua palavra possa construir para o bem.

 

 5. Não pronuncie palavras reprováveis ou inoportunas, suscetíveis de criar imagens mentais de tristeza, ironia, revolta ou desconfiança.

 

 6. Não faça leitura, em voz alta, além de cinco minutos, para não cansar os ouvintes.

 

 7. Converse ajudando os companheiros, usando caridade e compreensão.

 

 8. Guarde tolerância e ponderação.

 

 9. Não faça comparações, a fim de que seu verbo não venha a ferir alguém.

 

10. Não retenha indefinidamente a palavra; outros companheiros precisam falar na sementeira do bem


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Culto Cristão no Lar
Emmanuel
Página recebida pelo médium Francisco Cândido Xavier



   O culto do Evangelho no Lar não é uma inovação. É uma necessidade em toda parte, onde o Cristianismo lança raízes de aperfeiçoamento e sublimação.

A Boa Nova seguiu da Manjedoura para as praças públicas e avançou da casa humilde de Simão Pedro para a glorificação no Pentecostes.

A palavra do Senhor soou, primeiramente, sob o teto simples de Nazaré e, certo, se fará ouvir, de novo, por nosso intermédio, antes de tudo, no círculo dos nossos familiares e afeiçoados, com os quais devemos atender às obrigações que nos competem no tempo.

Quando o ensinamento do Mestre vibra entre as quatro paredes de um templo doméstico, os pequeninos sacrifícios tecem a felicidade comum.

A observação impensada é ouvida sem revolta.

A calúnia é isolada no algodão do silêncio.

A enfermidade é recebida com calma.

O erro alheio obtém compaixão.

A maldade não encontra brechas para insinuar-se.

E aí, dentro desse paraíso que alguns já estão edificando, a benefício deles e dos outros, o estímulo é cântico de solidariedade incessante, a bondade é uma fonte inexaurível de paz e entendimento, a gentileza é a inspiração de todas as horas, o sorriso é a senha de cada um e a palavra permanece revestida de luz, vinculada ao amor que o Amigo Celeste nos legou.

Somente depois da experiência evangélica do lar, o coração está realmente habilitado para distribuir o pão divino da Boa Nova, junto da multidão, embora devamos o esclarecimento amigo e o conselho santificante aos companheiros da romagem humana, em todas as circunstâncias.

Não olvidemos, assim, os impositivos da aplicação com o Cristo, no santuário familiar, onde nos cabe o exemplo de paciência, compreensão, fraternidade, serviço, fé e bom ânimo, sob o reinado legítimo do amor, porque estudando a Palavra do Céu em quatro Evangelhos, que constituem o Testamento da Luz, somos cada um de nós, o quinto Evangelho inacabado, mas vivo a atuante, que estamos escrevendo com os próprios testemunhos, a fim de que a nossa vida seja uma revelação de Jesus, aberta ao olhar e à apreciação de todos, sem necessidade de utilizarmos muitas palavras na advertência ou na pregação.