contos infantis.jpg (26105 bytes)

 quebrandocorrentes.jpg (30456 bytes)

 



 

Uma das belas realizações do grupo de médiuns da Sociedade de Estudos Espíritas Camille Flammarion é o trabalho relacionado à psicografia de livros espíritas. Os quatro primeiros livros  foram ditados pelo espírito JOÃO DUARTE DE CASTRO .  O quinto livro "A Vitória da Verdade", foi ditado pelo espírito que viveu entre nós, brasileiros, e que foi muito conhecido e amado pelo nosso povo, e que por razões particulares levou-o a utilizar o pseudônimo de Thyrto. Todos os livros foram psicografados pela médium VERA LÚCIA PROENÇA.

O trabalho de psicografia de livros iniciou-se em maio de 1994, quando, após diversas orientações e recomendações do Plano Espiritual, o grupo teve a grata surpresa de receber, através da psicografia da médium Vera Lúcia Proença, uma comunicação do Espírito João Duarte de Castro, que reproduzimos a seguir:


joao duarte.jpg (16918 bytes)

João Duarte de Castro, quando encarnado, foi autor de diversos livros, dentre os quais citamos os seguintes: 
"A Viagem"
"A Vida Numa Colônia Espiritual"
"Nos Horizontes da Espiritualidade"
"Paulo - O Predestinado"

 

Breve Biografia de João Duarte de Castro

Depoimento vivo

Boa Noite meus companheiros. É com grande alegria que retorno até esta Casa, porém, agora, na condição de espírito desencarnado. Chegou o momento de desenvolvermos juntos um trabalho muito bonito no campo da literatura. Um trabalho modesto, bem sei, porque sabemos dos nossos limites, mas sempre temos que dar o primeiro passo para começar qualquer obra seja ela grande ou pequena, mas com muito valor aos olhos de Deus.
Quando aqui estive em uma noite de autógrafos dos meus livros, senti muita satisfação, pois o halo de amor e companheirismo que aqui senti, remontava de outras eras, de outras existências.
Venho-lhes participar que é com imenso prazer que vou continuar a fazer aquilo que tanto gosto que é escrever, porém, agora, precisando do instrumento de que dispõe esta nossa irmã. Os amigos da espiritualidade superior, responsáveis por este trabalho literário que será desenvolvido, nos dirá o momento e a maneira certa de começar, adequando, logicamente, aos trabalhos da Casa.
Deixo a todos um forte abraço fraterno, e posso lhes adiantar que começaremos pelo livro que se intitula "Contos Infantis". Tudo ocorrerá na hora e no momento oportunos, e peço aos irmãos dirigentes que também pensem de como esse trabalho poderá ser feito.
Agora vou me despedindo, e sei que este depoimento muito me alegrou o coração, às vezes ainda dilacerado pela saudade dos que deixei.
Jesus nos guie, e seja tudo conforme foi até o momento planejado pelo Plano Espiritual.
Irmãos em Jesus deste que vos ama.

João Duarte de Castro

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                  


Contos Infantis 
 

contos infantis.jpg (26105 bytes)
Em sua primeira obra escrita na espiritualidade, João Duarte de Castro não poderia escolher público melhor para destinar seu livro. As crianças.
Foi, também,  o primeiro o primeiro livro psicografado pela médium Vera Lúcia Proença.

"Contos Infantis" traz duas histórias que vão encantar os pequeninos.

"JUJU", uma aventura vivida numa cidadezinha do interior, com muita natureza e animais, onde os personagens Julinho, Alvinho e Nestinho vivem um enredo cheio de amizade e amor.

"O PALHAÇO FANTASIA", uma história emocionante do artista circense José Frederico, junto das crianças do orfanato "Lar dos Meninos e Meninas" local onde o palhaço guarda seu mistério.

Psicografia de Vera Lúcia Proença, Autor Espiritual João Duarte de Castro.

Editora: Lúmen Editorial Ltda.


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


quebrandocorrentes.jpg (35327 bytes)Quebrando Correntes       
 
A escravidão no Brasil foi um dos períodos mais marcantes e tristes da história brasileira. Sob a dor da chibata, povos africanos viram sucumbir, mergulhados em lágrimas de sangue, as tradições cultivadas em suas terras de origem. Contudo, apesar de tanto sofrimento e perseguição, a escravidão também reservou exemplos de grandeza, de amor e de união de almas gêmeas.
Este é o enredo que você vai encontrar em "Quebrando Correntes", mas uma obra do espírito João Duarte de Castro e psicografia de Vera Lúcia Proença.
Com Quebrando Correntes, você, leitor, ganhará uma visão diferente sobre a profundidade do amor verdadeiro, aprendendo que o mais puro sentimento supera qualquer barreira imposta pelos obstáculos da reencarnação, em qualquer época da história.
À venda das principais livrarias. Toda a renda é revertida para as obras assistenciais mantidas pela Entidade.

Editora: Lúmen Editorial Ltda.


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Marcas do Destino
O
Espírito João Duarte de Castro novamente escreve outro romance com excelente receptividade. Através da médium Vera Lúcia Proença, João Duarte nos brindou com "Marcas do Destino", obra lançada na 15ª Bienal do Livro e que entrou na 2ª edição no início de agosto de 1998, atualmente entrando na 3ª edição.

Marselha, França. A Revolução Francesa eclode trazendo medo e desespero à população. Uma família em fuga refugia-se em São Guilherme do Deserto, região litorânea ainda não atingida pelas sangrentas batalhas. Contudo, rapidamente a paz transforma-se em tensão e angústia. A Revolução chega mais perto, a morte se aproxima e, assim, começa a trajetória de sofrimento para a governanta Marie, a dedicada empregada que foi obrigada pelas circunstancias a assumir a responsabilidade pelas crianças Dorie, Dimitri e Dorothy.

Aos nossos amigos se unirá Robert, um futuro pintor de talento, que transformará a vida de todos.

Até que o pior acontece... Uma atitude impensada fará Robert vivenciar uma difícil experiência no plano espiritual. Somente a justiça divina contida na Lei da Reencarnação fará Robert superar suas lembranças. Um único elo de ligação com o passado permanecerá intacto: o seu talento para a pintura,

Editora: Lúmen Editorial Ltda.


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

         


Reencontro de Almas

 

No início do século XX, uma fazendo no interior de Minas Gerais é cenário de estranhos acontecimentos. Ivo, o jovem filho do rígido fazendeiro Pedro, possui a saúde debilitada e é costumeiramente atacado por crises inexplicáveis, chegando ao desmaio.
Para tentar melhorar o interesse de Ivo pela vida, sua mãe Carmem contrata Diamantina, uma bela e exímia professora de piano para, através da música, fortalecer o espírito do rapaz.
É nesse ponto que a história na fazenda ganha novos rumos. Com a chegada de Diamantina, Sinhá Tina, uma ex-escrava que continua a trabalhar na região, começa a desvendar todo o mistério espiritual que envolve aquela família. Sinhá Tina é médium desenvolvida e passa, então, a colaborar no processo de cura de Ivo. Mas não será fácil... É necessário ainda enfrentar o ceticismo de Dr. Nelson, médico daquela cidade...
Neste Reencontro de Almas, o espírito João Duarte de Castro nos mostra, com clareza, quais as verdadeiras implicações da Lei de Causa e Efeito, ensinando-nos que os débitos do passado devem ser resgatados inexoravelmente para que a estrada de luz se abra em nosso caminho.

Editora: Lúmen Editorial Ltda.

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


A Vitória da Verdade             

O cenário é o Império Romano. Banquetes, ouro, conquistas e muito sangue fazem parte da vida dos poderosos da Roma antiga. Os cristãos, seguidores da mensagem de amor e fraternidade deixada por Jesus, começam a ser perseguidos impiedosamente pelo exército.
É neste contexto que aparece o soldado Thyrto, um ex- trabalhador do campo e sobrinho de Tibério, um influente cobrador de impostos do Império. Homem simples, mas também desejoso de uma posição social melhor, Thyrto vive momentos de conflito ao executar tarefas agressivas em nome do Império: as idéias cristãs transmitidas por sua mãe já estão impregnadas em seu coração. O que fazer? Abandonar o exército e seguir as palavras de Jesus ou concretizar seu projeto de servir às tropas do Imperador?
Para aumentar suas dúvidas, Thyrto e Raquel, filha de Tibério, apaixonam-se. Ela é uma fiel seguidora de Jesus e freqüenta as reuniões secretas nas cavernas. Ele, um fiel soldado cumpridor de ordens...
O pior estava por vir. Raquel e um grande grupo de cristãos são aprisionados quando participavam de uma reunião madrugada adentro. E as grandes festas do Império na arena já tinham data marcada. Gladiadores e leões famintos seriam os destaques do espetáculo. Como reagirá Thyrto?
Com este "A Vitória da Verdade" o próprio espírito que viveu essa experiência na Terra vem nos contar sua história por intermédio da médium Vera Lúcia Proença. São lembranças que remontam a um passado distante, mas que mostram a necessidade do aprendizado no plano físico, entre dores e lágrimas, amores e ódios, como ferramenta para nossa verdadeira evolução espiritual.

OBS: Acompanha o CD "Canções que Renascem", com 14 músicas mediúnicas, com letras e melodias recebidas pela médium Vera Lúcia Proença.

Editora: Lúmen Editorial Ltda.

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Seguir em Frente faz o Sol Brilhar             

O presente romance é composto de duas histórias: "Continuar é Preciso" e "O Sol Voltou a Brilhar". A primeira delas, ambientada em uma grande cidade do Brasil, traz-nos questionamentos através das vivências ocorridas na casa de Luiz, viúvo de Ana, pai de três filhos menores: Larissa, Felipe e Juliana. Seus melhores amigos são o Sr. Müller e sua esposa Dona Katarina, alemães de origem que vieram fugidos para o Brasil em busca de novos rumos, depois que perderam um filho militar, no tempo da divisão da Alemanha. Protestantes praticantes, estudavam a Bíblia Sagrada nas traduções protestantistas, porém a vida trouxe-lhes acontecimentos que os levaram, cada um à sua maneira, a indagar sobre a imortalidade da alma e a possibilidade da comunicação com os "mortos". Vamos mergulhar num mundo onde viveremos cada emoção junto com todas as personagens, e veremos o que é sentir-se fazendo parte desta história, que certamente prenderá a atenção do começo ao fim. Os fenômenos mediúnicos que ocorrem serão comentados por Martinez, pseudônimo utilizado por um espírito que humildemente preferiu ficar no anonimato.

A segunda história, porém, desenrola-se em uma pequena cidade interiorana e conta a história de Cidália, moça que enviuvou muito cedo, mãe de dois filhos: Augusto e Rosinha. Operária, lutava com muitas dificuldades para cuidar dos filhos. O maior desfio que enfrentava era com a rebeldia de seu filho mais velho. Augusto, que não aceitava ficar distante da irmã e dos avós. Alberto, espírito, começa a acompanhar a vida da ex-esposa e do filho. A situação começa a se agravar quando Cidália conhece Ricardo, que lhe foi apresentado em uma festa de aniversário por Sofia, sua amiga de infância. Preso ainda que estava a sentimentos de amor que nutria pela ex-esposa, o espírito não aceitava a aproximação de Ricardo com Cidália e começa a influenciar o filho para que este, de alguma forma, impedisse essa aproximação. Desse ponto em diante, veremos os artifícios utilizados por esse espírito para impedir a felicidade desses dois jovens, e também as dificuldades que sua interferência causava na vida do próprio filho e de outras pessoas que estavam envolvidas no processo. Veremos como os amigos da espiritualidade se articulavam para ajudar esse espírito, que estava totalmente desorientado e veremos os encarnados que sofriam esse assédio doentio.

Editora: Mythos Books

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

BREVE BIOGRAFIA DE
JOÃO DUARTE DE CASTRO                    

João Duarte de Castro, foi professor de Língua Portuguesa, jornalista e escritor.
Foi Presidente da UNIMES - União Intermunicipal Espírita de Santos, Diretor e Redator do Jornal Espiritismo e Unificação de Santos e Presidente do Centro Espírita Henrique Seara, de Santos, SP.
Estilo leve, fluente, seguro e agradável, escreveu e escreve com naturalidade e com simplicidade. Seus livros editados quando encarnado foram sempre muito bem recebidos pela crítica e prendem a atenção de seus leitores da primeira à última de suas páginas.
Estreou no campo da literatura com o livro "Nos Horizontes da Espiritualidade". Com "A Vida Numa Colônia Espiritual" e o romance "A Viagem", confirmou plenamente suas qualidades literárias e seu senso crítico.
"Jesus, o Homem de Nazaré"
alcançou o mesmo êxito literário de seus trabalhos anteriores, recebendo os mais entusiásticos comentários de críticos e leitores.
"Vamos Matar a Morte?"
é trabalho criterioso, envolvente e revelador, contendo relatos de pessoas que passaram pela experiência da morte, depoimentos de cientistas, descrições da vida na outra dimensão colhidas na análise de mensagens mediúnicas.
"Vidas Entrelaçadas",
outro romance tão empolgante e emocionante como A Viagem.
Sobre "Paulo, o Predestinado", assim se expressou o escritor Antonio Fernandes Rodrigues: "É um livro primoroso. É difícil deixar de verter lágrimas de emoção com sua leitura, principalmente no seu final."
Em conjunto com outros autores, participou das seguintes obras:

Aids,Homossexualismo,Alcoolismo,Conflitos Familiares e Temas Diversos;
O Espiritismo e os Problemas da Humanidade;
Um Pouco Mais Sobre Mediunidade;
Rosana a Terceira Vítima Fatal (em parceria com Antonio Carlos - Espírito)

Quando encarnado, João Duarte de Castro, realmente foi um escritor de sucesso.

Desencarnou no dia 7 de junho de 1992.
Como espírito desencarnado, reiniciou suas atividades literárias, através da psicografia da médium  VERA LÚCIA PROENÇA, mantendo a mesma escrita simples, fácil e objetiva, nos trazendo, até o momento, as seguintes obras
:

"Contos Infantis", primeiro livro de uma série, que apresenta duas histórias, que nos trazem muitas lições e ensinamento edificantes: "Juju" e "O Palhaço Fantasia";
"9Quebrando Correntes",
primeiro romance mediúnico, passado durante o período da escravidão no Brasil. Sob a dor da chibata, povos africanos viram sucumbir, mergulhados em lágrimas de sangue, as tradições cultivadas em suas terras de origem.
Contudo, apesar de tanto sofrimento a escravidão também reservou exemplos de grandeza, de amor e de união de almas gêmeas;
"Marcas do Destino", A história se passa na França e na Itália, nos séculos XVIII e XIX., e mostra a trajetória do personagem Robert, um pintor de talento na França da época da Revolução, e de Francesco, sua reencarnação na Itália do século XIX, como deficiente físico. Lançado na 15ª Bienal do Livro, em maio de 1998, alcançou sua segunda edição em apenas três meses.

Parte desta breve biografia, foi baseada naquela constante do livro "Paulo, o Predestinado", editado pela LÚMEN EDITORIAL LTDA