O r i e n t a ç õ e s   a o s   p a s s i s t a s

  

C â m a r a   d e   P a s s e s:

A câmara de passes é uma espécie de santuário, lugar íntimo da casa espírita, um recinto que deverá ser mantido isolado, destinado exclusivamente a este uso, conservando sua vibração elevada e constantemente carregada de fluidos salutares.

Em seu interior o passista deve manter seu pensamento elevado, em ligação com a equipe espiritual que orienta os trabalhos, procurando harmonizar-se com os fluidos existentes nesse ambiente, apresentando-se ao serviço de maneira mais simples possível.

 

 

P r e c e s:

Orando, o homem eleva suas vibrações. Une-se aos céus, recebe das fontes puras do universo as energias benéficas, passando a ocupar a posição de um transformador de energias, recebendo seus impulsos e submetendo-os a uma série de operações, que se ajustam de acordo com as necessidades das operações que serão realizadas. 

O Passe nem sempre é uma oração, mas toda a oração pode ser considerado um Passe. Sustentando-se de preces ao transmitir os fluidos, o passista é um intermediário consciente que se afiniza com o Plano Espiritual Superior e transmite essa potencialidade natural ao assistido.

 

 

C o n f i a n ç a:

Algumas vezes o passista não simpatiza com o assistido ou, o assistido não simpatiza com o passista. Isso implica em maior vigilância e preces. Conquistar a confiança do assistido é indispensável ao socorro a fim de ambos se entrosem no mesmo clima espiritual elevado.

 

 

C o n c e n t r a ç ã o:

Concentrar é o ato de direcionar toda nossa atenção a um único ponto. E, na transmissão do Passe esse ponto é Jesus. Convergindo assim todas as nossas energias em sua figura, ou em seus atributos, criando quadros mentais nobres e edificantes afastando todos os pensamentos estranhos ao ato de caridade que é o Passe.

Isso implica em maior disciplina imposta a nossa mente, detendo-nos nos ângulos mais elevados da vida. A concentração é uma conquista de nosso mundo íntimo.

 

 

A l i m e n t a ç ã o:

A alimentação deve ser racional e sóbria, contendo princípios alimentares básicos que são encontrados nos alimentos comuns. Tanto quanto possível diminuir o consumo de carnes como alimento básico, evitando-se em dias de trabalho o consumo de carnes vermelhas. Os excessos de alimentação produzem odores fétidos pelos poros, pulmões e boca, prejudicando as faculdades radiantes. O álcool e outras substâncias tóxicas operam distúrbios nos centros nervosos, modificando certas funções psíquicas e anulam as melhores disposições na transmissão de elementos regeneradores e salutares.

Vejam alguns comentários de André Luiz a respeito do assunto:

 

" Alguns encarnados, como habitualmente acontece, não tomavam a sério as responsabilidades do assunto e traziam consigo emanações tóxicas oriundas da nicotina, da carne e de aperitivos, além das formas-pensamentos menos adequados às tarefas que o grupo deveria realizar" 

Nos Domínios da Mediunidade - Cap. XXV

 

" ... Guardava a idéia de presenciar a digestão não de um aparelho digestivo, mas sim de um vasto alambique, cheio de pastas de carne e caldos gordurosos cheirando a vinagre em condimentação ativa"

Os Missionários da Luz - Cap. III

 

 

R e p o u s o:

Dormir o tempo que for exigido pelo organismo, segundo sua idade, profissão e temperamento de cada um.

Não sacrificar horas de sono em benefício de certas ocupações tidas como indispensáveis ou distrações, pois a falta de sono acarreta conseqüências lamentáveis ao sistema nervoso deixando de propiciar as condições psíquicas necessárias ao equilíbrio das forças.

Após um dia estressante de trabalho, ou de atividades intensas, o trabalhador deve repousar após um banho relaxante para recomposição de suas forças, antes de encaminhar-se a casa espírita, sem o que poderá comprometer o trabalho de toda a equipe.