Rua Adalberto Kurt, 915 - Jardim Líbano, Pirituba


PÁGINA INICIAL Fotos Horário Eventos Doações Links Vídeos Ficha Cadastral Portfólio


R e s u m o   H i s t ó r i c o

O trabalho de atendimento às crianças e às famílias carentes foi iniciado em 04 de agosto de 1980 através do Departamento de Assistência Social da Sociedade de Estudos Espíritas Camille Flammarion denominado "Seara do Senhor". No início atendia apenas dez crianças, e assim prosseguiu até meados de 1983.
Em junho de 1983, foi oficialmente constituído o Serviço Assistencial Camille Flammarion. Esse registro oficial permitiu a ampliação do atendimento até então desenvolvido, passando a atender a sessenta crianças na faixa etária dos 7 aos 14 anos de idade, em regime do então denominado Centro de Juventude, atualmente Centro para Crianças e Adolescentes de seis a quatorze anos, e a vinte crianças na faixa etária de 2 aos 5 anos de idade em Regime  de Creche, essas últimas, com recursos próprios, sem a participação da Prefeitura.

Na época todo esse trabalho com as crianças era desenvolvido no mesmo espaço da Sociedade Espírita.

Crianças atendidas na época

Num determinado período chegou a atender 120 crianças, porém, devido ao espaço ter se tornado pequeno, a Entidade sentiu-se obrigada a reduzir novamente o número de crianças atendidas, para melhorar a eficiência e o conforto no atendimento.

Em junho de 1996, iniciou a construção de uma nova sede para abrigar a creche e as demais atividades assistenciais.

Após muita luta conseguiu angariar recursos, através da realização de diversos eventos, e o novo prédio foi construído tendo sua inauguração ocorrida em 24 de abril de 1999.

Em 14 de setembro de 2002, novamente ampliou o atendimento, passando a atender 120 crianças, sendo 60 crianças em regime do antigo E.G.J. (Espaço Gente Jovem) e 60 crianças em regime de Creche (CEI - Centro de Educação Infantil).

Para tanto, firmou novo convênio com a PMSP, para atendimento a 60 crianças em regime de Creche. A Creche passou a ser identificada como "C.E.I - Centro de Educação Infantil  Neide Clarassot", em homenagem a sua idealizadora, lá pelos idos de 1980.
Veja fotos tiradas por ocasião da inauguração do "C.E.I Neide Clarassot", clicando aqui.

Infelizmente esse projeto de CEI - Centro de Educação Infantil Neide Clarassot teve que ser descontinuado em 2013 ???? por iniciativa da Entidade tendo em vista que não conseguia atender a todas as exigências dos órgãos da P.M.S.P responsáveis pelo projeto, pois requeriam adaptações difíceis e onerosas de serem implantadas no Imóvel.

A Diretoria optou então por manter apenas o convênio para 120 (cento e vinte) crianças e adolescentes com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social da Prefeitura de São Paulo (SMADS), com o CRAS - Centro de Referência de Assistência Social de Pirituba  denominado S.C.F.V modalidade C.C.A - CENTRO PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES.

O C.C.A consiste em um espaço de uso público e gratuito, cujo objetivo é contribuir com o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes na faixa etária dos 6 anos a 14 anos e 11 meses em situação de vulnerabilidade social, cooperando para fortalecer seu vínculo familiar e sua formação social, promovendo o exercício da cidadania e do protagonismo.

O C.C.A atua em dois turnos diários de quatro horas desenvolvendo atividades socioeducativas, esportivas e recreativas e oferecendo duas refeições por turma.

Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 07:30h às 16:30h.