CONCEITOS
BÁSICOS:
André Luiz nos fala do fluido cósmico chamando-o
de "plasma divino, hausto do Criador ou força do Todo-Sábio". E
continua: "nesse elemento primordial, vibram e vivem constelações e sóis,
mundos e seres..." - Nessa substância original, ao influxo do próprio
Senhor Supremo, operam as Inteligências Divinas a Ele agregadas em processo de
comunhão indescritível (...) Na essência, toda matéria é energia tornada
visível e toda energia, originalmente, é força divina de que todos nós nos
apropriamos para interpor os nossos propósitos aos propósitos da criação".
"O fluido cósmico universal é, como já foi demonstrado, a matéria
elementar primitiva, cujas modificações e transformações constituem a inumerável
variedade dos corpos da Natureza. Como princípio elementar do Universo, ele
assume dois estados distintos: o de eterização ou imponderabilidade, o de
materialização ou de ponderabilidade, que é, de certa maneira, consecutivo àquele.
O ponto intermédio é o da transformação do fluido em matéria tangível.
Mas, ainda aí, não há transição brusca, porquanto podem considerar-se os
nossos fluidos imponderáveis como termo médio entre os dois estados".
"Cada um desses dois estados dá lugar, naturalmente, a fenômenos
especiais: ao segundo pertencem os do mundo visível e ao primeiro os do mundo
invisível. Uns, os chamados fenômenos materiais, são da alçada da Ciência
propriamente dita, os outros, qualificados de fenômenos espirituais ou psíquicos,
porque se ligam de modo especial à existência dos Espíritos, cabem nas
atribuições do Espiritismo. Como, porém, a vida espiritual e a vida corporal
se acham incessantemente em contato, os fenômenos das duas categorias muitas
vezes se produzem simultaneamente.
PROPRIEDADES:
André Luiz, chama a partícula do pensamento como
"corpúsculo fluídico" que é uma unidade na essência, a
subdividir-se em diversos tipos, "conforme a quantidade, qualidade,
comportamento e trajetória dos componentes que a integram. E assim como o átomo
é uma força viva e poderosa na própria contextura, passiva, entretanto,
diante da inteligência que a mobiliza para o bem e para o mal, a partícula de
pensamento (...) é igualmente passiva perante o sentimento que lhe dá forma e
natureza, para o bem ou para o mal, convertendo-se , por acumulação, em fluido
gravitante ou libertador, ácido ou balsâmico, doce ou amargo, alimentício ou
esgotante, vivificador ou mortífero, segundo a forma do sentimento que o
tipifica e configura, nomeável, à falta de terminologia equivalente, como RAIO
DA EMOÇÃO ou RAIO DO DESEJO, força essa que lhe opera a diferenciação de
massa e trajeto, impacto e estrutura". Nos ensina Allan Kardec que os espíritos
atuam sobre os fluidos espirituais, não manipulando-os como os homens manipulam
os gases, mas empregando o pensamento e a vontade. Pelo pensamento, eles
imprimem àqueles fluidos tal ou qual direção, os aglomeram ou dispersam,
organizam com eles conjuntos que apresentam uma aparência, uma forma, uma
coloração determinada; mudam-lhes as propriedades, como o químico muda a dos
gases ou de outros corpos, combinando-os segundo certas leis. - Os fluidos não
possuem qualidades "sui-generis", mas as adquirem nos meios em que são
elaborados; modificam-se pelos eflúvios desse meio ... - Os fluidos também
carecem de denominações particulares; como os odores eles são designados
pelas suas propriedades, seus efeitos e tipos originais. Sob o ponto de vista
moral, trazem o cunho dos sentimentos de ódio, inveja, ciúme, orgulho, egoísmo,
violência, hipocrisia, bondade, benevolência, amor , caridade, doçura,
etc.." Concluindo, a despeito das conformações dos fluidos para nós,
encarnados, ser muito restrita, Allan Kardec afirma (11) que "esses fluidos
, para os espíritos, têm uma aparência tão material quanto a dos objetos
tangíveis para os encarnados e são, para eles, o que são para nós as substâncias
do mundo terrestre". E conclui mais adiante: "ainda não conhecemos
senão as fronteiras do mundo invisível; o porvir, sem dúvida, nos reserva o
conhecimento de novas leis, que nos permitirão compreender o que se nos
conserva em mistério".
MECÂNICA
DE ATUAÇÃO:
Como vimos, o fluido cósmico universal é o
elemento primitivo do corpo carnal e do perispírito, do qual são transformações.
Pela identidade de sua natureza, este fluido, condensado no perispírito, pode
fornecer ao corpo os princípios reparadores; o agente propulsor é o Espírito,
encarnado ou desencarnado, que infiltra num corpo deteriorado uma parte da substância
de seu envoltório fluídico. A cura se opera pela substituição de uma molécula
malsã por uma molécula sã. A potência curadora estará , pois, na razão da
pureza da substância inoculada; ela depende ainda da energia da vontade, a qual
provoca uma emissão fluídica mais abundante e dá ao fluido uma força maior
de penetração; depende, enfim, das intenções que animam aquele que quer
curar, quer seja ele homem ou espírito. Os fluidos que emanam de uma fonte
impura são como substâncias medicamentosas alteradas. "O pensamento do
encarnado atua sobre os fluidos espirituais, como o dos desencarnados, e se
transmitem de Espírito a Espírito pelas mesmas vias e, conforme seja bom ou
mau, saneia ou vicia os fluidos ambientes". "O perispírito dos
encarnados sendo de natureza idêntica a dos fluidos espirituais, ele os
assimila com facilidade como uma esponja se embebe de um líquido, dependendo,
é claro, da lei de sintonia e afinidade. "Atuando esses fluidos sobre o
perispírito, este , a seu turno, reage sobre o organismo material com que se
acham em contato molecular; se os eflúvios são de boa natureza, o corpo
ressente uma impressão salutar; se são maus, a impressão é penosa. Se são
permanentes e enérgicos os eflúvios maus podem causar desordens físicas; não
é outra a causa de certas enfermidades"(57) "Considerado como matéria
terapêutica, o fluido tem que atingir a matéria orgânica, a fim de repará-la;
pode então ser dirigido sobre o mal pela vontade do curador, ou atraído pelo
desejo ardente, pela confiança, numa palavra: pela fé do doente. Com relação
a corrente fluídica, o primeiro age como uma bomba calcante e o segundo como
uma bomba aspirante. Algumas vezes, é necessária a simultaneidade das duas ações;
noutras, basta uma só..."Um fluido mau, não pode ser eliminado por outro
igualmente mau. Preciso se faz expelir um fluido mau com o auxílio de um fluido
melhor. O poder terapêutico está na pureza da substância inoculada, mas
depende também da energia da vontade que, quanto maior for, mais abundante
emissão fluídica provocará e maior força de penetração dará aos fluidos.
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